Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Copa sem Racismo.


Oi. Meu nome é Suzana, mais conhecida como apenas Suh. Sou cristã, estudante e brasileira, embora não seja com tanto orgulho como deveria.
Bom, eu gostaria de comentar sobre um assunto pouco falado ultimamente (-n): A copa do mundo. Terminada oficialmente ontem, tendo como campã a Espanha, teve uma repercussão mundial com relação ao Racismo. Que é sobre o que vou falar.
A começar pelo segundo jogo do Brasil, contra a Costa do Marfim. Acho que todos percebemos que eles eram todos negros e do tipo 'armário', e praticamente quebraram todo o time da Seleção Brasileira, além de fazerem o favor de expulsar o Kaká do jogo sem ele ter feito absolutamente nada. Passando pelo jogo de Uruguai e Ghana, em que pudemos presenciar as emoções e lágrimas dos africanos, com sua última esperança de ter algum tipo de premiação nesse mundial. Tudo em vão, pois os sul-americanos venceram. E terminando com o resultado final da Copa: 1º Espanha Holanda Alemanha. Podemos perceber que todos eles são europeus.
Tá, mas o que isso tem a ver com o Racismo?
Bom, todos vimos as propagandas e fotos tiradas em campo da campanha 'Say no to Racism' (diga não ao racismo), mas nenhum de nós viu isso nos gramados sul-africanos. Presenciamos as brigas e os xingamentos entre jogadores e torcedores. O 'teatro' dos holendeses, a raiva dos marfinenses e a decepção dos alemães não os dá o direito de criarem tensão com seus adversários através do racismo.
Esse oponente não só dos negros, mas dos brancos também (experiência própria), tem que ser derrubado. Mas como isso vai acabar se nem os próprios jogadores lutam por isso? Se eles só se importam com vencer os jogos e chegar à final? Acho que a Copa tem que ser mais do que gols, tem a ver com conhecer novas culturas e respeitá-las, mesmo que achemos algumas delas um absurdo.
Portanto, vamos fazer dessa campanha a chave de nossas vidas, pois "Jesus disse: amem uns aos outros como eu amo vocês". (João 15:12)
Fica a dica.

Suh♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário